Viana do Castelo, cidade da música...

Esta breve frase com a força de um slogan, define um movimento, uma dinâmica empreendedora gerada entre a iniciativa privada e o apoio público.

Múltiplos eventos musicais na área dos Blues, do Jazz, da música eletrónica ou da música clássica, alguns já com várias décadas, outros em estado emergente, atraem um público crescente e diverso que, cada vez mais, espera de Viana do Castelo uma oferta musical eclética ao longo de todo o ano.

O Wine & Blues Festival, que em julho de 2017 avança para a sua 2.ª edição, representa o renascimento bem-sucedido da tradição dos Blues em Viana do Castelo, assumindo três ambições: a internacionalização, a aliança com a promoção do Vinho Verde e a animação do centro histórico.

Um Festival Internacional de Blues

Durante três noites a Praça da República será o palco onde se irão cruzar as mais diversas sonoridades da história dos blues. Quinta-feira, 13 de julho, os Delta Blues recuperam a tradição do Mississípi e do Chicago Blues e André Indiana apresenta-nos uma proposta de renovação dos blues onde a influência do rock impregna uma energia poderosa. Sexta-feira, 14 de julho, The Hurt Fingers transportam-nos numa viagem pelos clássicos Norte Americanos dos blues, alternando entre versões acústicas e elétricas. Doghouse Sam & His Magnatones levam-nos de volta às origens dos blues, impressionando com o som original e intenso das suas guitarras resofónicas. Sábado, 15 de julho, dois grandes concertos plenos de energia: Wax & Booguie, oscilando entre o old blues e a influência do swing e do boogie-woogie, despertam no público a vontade de acompanhar o ritmo contagiante. A encerrar ao mais alto nível, The Lachey Doley Group, encabeçado por Doley, músico australiano de renome mundial, considerado o Jimmy Hendrix do Hammond, irá proporcionar um concerto único que irá encerrar este festival.

Mostra de vinho verde

As grandes quintas vitivinícolas da região associam-se ao Wine & Blues Festival, fazendo-se representar numa mostra vínica direcionada para a divulgação do Vinho Verde, que estará patente ao longo das 3 noites do festival, entre as 21h e as 02h, no edifício dos Paços do Concelho, situado na ala nascente da Praça da República. Representantes das empresas produtoras estarão disponíveis para orientar provas vínicas e aconselhar opções de compra. Vem conhecer a energia dos melhores Vinhos Verdes e refresca a tua sede com néctares que unem a qualidade, a inovação e a tradição.

Usufrua da nossa cidade

Ao longo dos 3 dias do Wine & Blues Festival usufrui de tudo quanto a cidade e o concelho de Viana do Castelo tem para oferecer no domínio do turismo cultural, gastronómico e de desporto e aventura. Percorre a marginal ribeirinha, entre espaços verdes, esplanadas, tasquinhas típicas e agradáveis espaços de restauração. Visita os pontos de interesse e o património mais emblemático (http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/principais-pontos-de-visita) e perde-te pelas vielas da urbe medieval, onde os bares e cafés ocupam edifícios históricos requalificados em ruas, praças e largos pedonais que convidam à boémia.