Rob Stone

USA

Rob Stones
Com profundas raízes nos Blues mais tradicionais, o harmonicista Rob Stone realiza também incursões pelo house – rocking num registo fortemente contemporâneo. Rob Stone é atualmente um dos líderes de banda mais requisitado do género blues. A sua banda integra veteranos dos blues do mais elevado calibre que acompanham de forma surpreendente a sua poderosa harmónica. Estes músicos tiveram a oportunidade de tocar e aprender com os melhores e isso é bem visível.

Rob Stone é um discípulo do estilo de Blues que se desenvolve em Chicago no período pós-guerra. A sua odisseia enquanto músico de harmónica começou aos 18 anos, quando entrou numa casa de blues na sua cidade natal, Boston, para ouvir a harmónica de Charlie Musselwhite cujo impacto o deixou siderado. No dia seguinte, comprou a sua primeira harmónica e começou a ouvir gravações de Little Walter, Big Walter Horton, Junior Wells, James Cotton e os Sonny Boys. Em pouco tempo, Rob aprendeu toda a especificidade deste instrumento com Jerry Portnoy, ex-maestro de harmónica dos Muddy Waters, e começou a tocar regularmente com a lenda do Rockabilly, Sleepy LaBeef.

Em 1993, o lendário baterista Sam Lay convidou o jovem tocador de harmónica para participar na sua banda, levando à sua mudança para Chicago no ano seguinte. A tour internacional que realizou ao longo de quatro anos com Sam Lay introduziu Stone aos fãs de blues em todo o mundo. Os últimos álbuns de Rob Stone foram muito bem-recebidos pelos fãs e pela crítica. Em 2010, o Cd Back Around Here, permaneceu nas posições mais elevadas nos rankings de blues durante vários meses, tendo sido nomeado pela revista Living Blues como um dos melhores do ano. Em 2003, o trabalho Just My Luck foi nomeado pelo prémio Chicago Music Award para a categoria de melhor álbum de Blues. Rob Stone realizou também o concerto introdutório de gigantes dos Blues como B.B. King, Sheryl Crow, Robert Cray, James Cotton, Los Lobos and Etta James.

O Wine & Blues Festival trará Rob Stone pela primeira vez a Portugal em julho de 2018.

© 2018 Wine & Blues Festival | LIONSOUT