Go Up Band

Reconhecida banda vianense que integra músicos de excelente formação, distinguindo-se pela sua versatilidade e paixão pela música ao longo da vida.  O seu repertório cruza sonoridades do Rock & Roll e Blues. Os membros da banda são:

Ricardo Araújo (voz)

Em criança iniciou a aprendizagem em vários instrumentos musicais, mas nunca aprofundou a aprendizagem em nenhum deles. Atualmente faz parte de três projetos musicais: este projeto, “Stock Rock Band” e “Let’hes Rock & Blues” como vocalista.

João Passos (baixo)

Iniciou aprendizagem em 1975, na escola de música do Maestro José Pedro e mais tarde na academia de música em Viana do Castelo.

Foi membro integrante da orquestra ligeira da escola de música Zé Pedro, com os instrumentos saxofone alto e tenor, trombone e baixo elétrico. Integrou ainda várias bandas de música e grupos de baile.

Fernando Cunha (guitarra solo)

Nasceu em Viana do Castelo é um músico Vianense, baixista, guitarrista, sendo o baixo elétrico, seu instrumento de predileção. Considera-se autodidata ao longo dos anos, embora tenha estudado com o músico portuense Alberto Jorge, Mauro Gargano no contrabaixo entre outros. Residiu no estrangeiro uma boa parte da sua vida embora resida definitivamente em Portugal.

Participou com várias formações musicais ao longo dos anos desde o Fado ao Jazz & blues, rock e fez desse percurso, o seu principal ensinamento. Adora o relacionamento entre músicos e a partilha humana. Considera que para se ser bom músico temos que estar bem com os outros a todos os níveis. Tem outras paixões, como a eletrónica, áudio (que exerce com profissão) fotografia e coisas sem fim …

Paulo Portela (guitarra ritmo)

Nascido em Viana do Castelo, desde que tem memória sempre usou os instrumentos de cordas como brinquedos. Músico autodidata, tem por paixão o som e exprime-se através da guitarra. Fez parte de vários projetos musicais locais, mas é no Go Up Band que atualmente se revela musicalmente, prezando o companheirismo que se vive entre os membros da banda.

Raul Matos (Saxofone e harmónicas)

Natural de Viana do Castelo, desde muito novo apaixonado pela música.

Ainda criança pediu ao pai o seu primeiro saxofone, instrumento que ainda possui, dando as primeiras notas pela batuta do Maestro José Pedro.

Em finais da década de 70, orientados pelo Maestro, formaram o grupo “Variação Folk” com música de intervenção e sonoridades da américa latina.

Também na flauta de Bisel, instrumento que sempre o acompanhou, tocou de forma espontânea nas ruas de várias cidades europeias.

Hoje com mais disponibilidade, alimenta esta paixão junto com amigos de similar gosto musical e união de sonoridades.

Rui M. Pacheco Lopes (bateria)

72 anos, baterista e percussionista.

Aos 10 anos, ficou completamente apanhado pelos “The Beatles” com destaque para o Ringo Star! Foi o primeiro baterista de Viana a tocar kit completo de bateria de jazz (tarola, tom-tom, timbalão, bombo, prato choque, prato livre e prato de impacto.

A primeira apresentação foi no Sarau dos Estudantes no 1 Dez de 1967, no Teatro Sá de Miranda com o grupo “The Hits” aos 15 anos. A carreira foi dividida em dois períodos: antes e pós 25 de abril. Antes do 25 de Abril: “The Hits”, “Os Jecks”, “Os Waltihers”, “Os Clipers” e “Os Xornas”.

Inativo durante 11 anos, divididos por França, Dinamarca, tropa e Vila do Conde.

Depois do 25 de Abril: “Baricop”, “Arco-Iris”, “Lethes Quarteto”, “Os 60” Póvoa Var” “Jimenez”

“Gil Eanes”, “Jazz Bazz Trio”, “Latin Trio”, “Canário & Amigos”, “Stock Rock Band” e atualmente, “Os Xornas”, “Go Up Band” e ainda” Os Solidários”.

“Tocarei até que as mãos me doam”, citando Rui Lopes.